EUA acusam Moscovo de usar comentadores norte-americanos para difundir propaganda russa

A RT, televisão controlada pelo Kremlin, terá financiado uma empresa norte-americana de produção de conteúdos para, através de um conjunto de comentadores populares, influenciar a opinião pública.

Foto
O Presidente russo, Vladimir Putin. A Rússia é novamente acusada de executar uma operação de influência junto da opinião pública dos EUA Alexander Kazakov /REUTERS
Ouça este artigo
00:00
04:18

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira dois funcionários do canal televisivo russo RT, controlado pelo Kremlin, de financiar e dirigir uma empresa norte-americana para "criar e distribuir conteúdo para o público norte-americano com mensagens ocultas do Governo russo", como descreve o procurador-geral norte-americano Merrick Garland, para "manipular ilegalmente a opinião pública norte-americana ao semear discórdia e divisão".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.