Quando a entrevista se calou...

Foi o junket, ou a sua utilização deturpada, que começou a contribuir para a extinção do jornalismo cinematográfico. É o momento para restaurar a dignidade e a nobreza da entrevista.

Ouça este artigo
00:00
05:19

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Uma carta aberta assinada por 50 jornalistas, escrita no Festival de Veneza, chegou às redacções da imprensa especializada, Variety, Screen Daily ou Deadline. Dirige-se aos directores dos festivais e aos que definem o lançamento das produções americanas. Criticam uma "política" que, segundo eles, se tem disseminado pelos festivais de cinema, e que se mostrou de novo no Lido: os mais importantes títulos exibidos em estreia mundial têm prescindido do chamado press junket como forma de promoção e no festival italiano o número de casos foi "sem precedente".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.