Yolanda Hopkins eliminada nos “oitavos” de surf
Yolanda Hopkins perdeu, na quinta-feira à noite, contra a costa-riquenha Brisa Hennessy. Portugal deixa de ter representação em Teahupo’o, onde decorrem as provas de surf dos Jogos Olímpicos de Paris.
A portuguesa Yolanda Hopkins foi eliminada, na noite de quinta-feira, nos oitavos-de-final da modalidade de surf feminino, prova de shortboard, dos Jogos Olímpicos Paris 2024, ao perder a oitava bateria da terceira ronda, frente à costa-riquenha Brisa Hennessy, em Teahupo'o, na Polinésia Francesa.
Após o reatamento da competição, que esteve interrompida devido ao mau tempo na Polinésia Francesa e que permitiu que Yolanda Hopkins recuperasse da concussão sofrida na segunda ronda, a portuguesa somou 9,90 pontos (6,33 e 3,57), que foram insuficientes face aos 12,34 (7,67 e 4,67) de Hennessy.
Hopkins, de 26 anos, encerrou a sua segunda presença em Jogos Olímpicos entre as nonas classificadas, depois de ter sido quinta na estreia do surf nos Jogos Tóquio 2020.
A algarvia tinha superado na repescagem a neozelandesa Saffi Vette, depois de ter sido relegada para esta segunda ronda pela sul-africana Sarah Baum e pela norte-americana Caroline Marks, actual campeã do mundo.
Teresa Bonvalot, de 24 anos, já tinha sido afastada da competição na repescagem, concluindo a segunda presença olímpica entre as décimas sétimas colocadas, depois do nono lugar em Tóquio 2020.
As competições de surf de Paris 2024 estão a ser disputadas em Teahupo'o, na Polinésia Francesa, a mais de 15 mil quilómetros da capital francesa. Com a eliminação de Hopkins, Portugal deixa de ter representação na modalidade de surf.