Está tudo na mesma em Angola, mas com mais repressão

Neste episódio do P24, António Rodrigues, jornalista do Público, ajuda-nos a perceber a actual realidade angolana e em que ponto está a relação entre os dos países.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, chegou ontem a Luanda para uma visita de três dias. Luís Montenegro e o presidente João Lourenço vão falar sobre economia, relações bilaterais e colaboração portuguesa na melhoria da qualificação profissional angolana.

A Amnistia Internacional pediu ao primeiro-ministro português que falasse com o presidente de Angola sobre violação de direitos humanos, nomeadamente o direito à liberdade de expressão, manifestação e reunião pacífica. Mas o tema não deverá fazer parte das conversas. O passado já está cheio de incómodos.

A Amnistia fala num “padrão preocupante de detenções arbitrárias, intimidação e assédio” levado a cabo “pelas autoridades angolanas contra os cidadãos que se atrevem a denunciar violações de direitos humanos, corrupção e injustiça no país”.

O arcebispo do Lubango diz que “ainda hoje constatamos que aumenta assustadoramente o fosso entre os cada vez mais pobres e os poucos que se apoderam das riquezas nacionais, muitas vezes adquiridas de forma desonesta e fraudulenta”.

Neste episódio, António Rodrigues, jornalista do Público, ajuda-nos a perceber a actual realidade angolana e em que ponto está a relação entre os dos países.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar