Falha informática paralisa serviços em todo o mundo. Aeroportos portugueses e Amadora-Sintra com problemas

Voos em Espanha, Berlim e Amesterdão estão a ser afectados. ANA diz que falha informática está a causar “constrangimentos no check-in”, Hospital Amadora-Sintra também afectado.

Foto
HANNIBAL HANSCHKE / REUTERS

Dezenas de instituições e serviços de todo o mundo estão a ser afectados por uma falha informática dos sistemas operacionais da Microsoft. Bancos australianos, meios de comunicação social britânicos, companhias aéreas europeias, serviços de saúde, aeroportos e supermercados em todas as latitudes já relataram terem sido afectados e não conseguirem aceder aos seus sistemas.

As agências estatais britânica e francesa de cibersegurança descartam, para já, a possibilidade de se tratar de um ciberataque. De acordo com fontes do sector, incluindo o Centro Nacional de Cibersegurança português, a origem do apagão está numa actualização defeituosa do software Falcon da Crowdstrike, uma empresa de cibersegurança. Numa mensagem telefónica pré-gravada na sua linha de suporte técnico, a empresa referiu que "estava ciente dos relatos de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft relacionadas com o seu sensor Falcon".

A Microsoft, que garantiu estar a tomar "acções de mitigação", informou que os problemas começaram a ser detectados ao fim da tarde de quinta-feira na Costa Leste dos Estados Unidos (cerca da meia-noite em Lisboa). Muitos utilizadores dos sistemas Microsoft estão a deparar-se com um ecrã azul, conhecido na gíria como BSoD, que corresponde a um erro grave.

Em Portugal, a ANA, que gere os aeroportos, diz que a falha informática está a causar "constrangimentos no check-in e embarque de alguns voos" e pede aos passageiros que "se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto".

"Algumas companhias aéreas, handlers e empresas do sector estão a ser afectadas devido a uma falha informática. O sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afectado directamente. Está a ser avaliado o impacto desta situação, sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afectam companhias aéreas e outros aeroportos", refere a ANA numa nota enviada ao PÚBLICO.

O Hospital Amadora-Sintra relatou alguns problemas aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que, segundo a Lusa, estão a avaliar a dimensão da situação e a fazer um levantamento de eventuais situações. Até ao momento, esta é a única unidade de saúde afectada. O INEM e o 112 estão a funcionar normalmente, assim como os serviços associados à Justiça.

Caos nos aeroportos e bolsas

Nos EUA, os voos de várias companhias aéreas foram suspensos e o estado norte-americano do Alasca lançou o alerta de que os seus serviços de emergência foram afectados e de que as linhas telefónicas não estão a funcionar correctamente.

A Bolsa de Valores de Londres está entre as instituições afectadas, com o site a exibir os valores da noite passada quando as negociações começaram nesta sexta-feira. O sistema de agendamento de consultas médicas utilizado por clínicos no Reino Unido também não está a funcionar. A Sky News só a meio da manhã conseguiu colocar a sua emissão televisiva no ar e o serviço de comboios do Reino Unido diz também ter sido afectado, o que estará a causar atrasos nas partidas de dezenas de comboios. Os principais aeroportos de Londres e o porto de Dover estão a sofrer constrangimentos.

Dois hospitais nas cidades de Lübeck e Kiel, no norte da Alemanha, cancelaram as operações sem carácter urgente que estavam agendadas para esta sexta-feira, referiram fontes do hospital em comunicado, acrescentando que o atendimento aos doentes e os serviços de emergência continuam a funcionar dentro da normalidade.

Em Espanha, os aeroportos estão a funcionar mas com atrasos significativos e há relatos de caos em Barcelona e Palma de Maiorca. Em Amesterdão, Edimburgo, Praga e Berlim há dezenas de voos com dificuldades em descolar. O aeroporto de Berlim suspendeu todas as partidas até às 10h devido a uma falha técnica, disse um porta-voz à Reuters. Pouco antes, a operadora do aeroporto tinha avançado que os check-ins estavam a sofrer grandes atrasos devido a uma falha informática.

Também o aeroporto Schiphol, em Amesterdão, um dos mais movimentados da Europa, referiu estar a ser afectado por uma "indisponibilidade cibernética global". "A interrupção está a ter impacto nos voos de e para Schiphol", disse um porta-voz, acrescentando que ainda não se sabe quantos voos foram afectados. Várias companhias aéreas na Índia, Hong Kong e Japão disseram que também estão a ser afectadas pela falha informática.

A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa, fala em "interrupções em toda a sua rede" e pediu aos passageiros que cheguem aos aeroportos três horas antes da partida.

Da América à Oceânia

O site Downdetector, que faz o registo falhas na internet em tempo real, mostra que algumas operadoras portuguesas, como a NOS e a MEO, estão a registar falhas nos seus serviços que começaram pelas 8h desta sexta-feira. Uma fonte oficial da Vodafone Portugal declarou ao PÚBLICO que "não se verificam perturbações na sua rede, estando todos os parâmetros a funcionar normalmente".

Na Austrália, media, bancos e empresas de telecomunicações estão com os seus serviços interrompidos. No Aeroporto de Sydney, as informações sobre partidas e chegadas desapareceram dos ecrãs. Num anúncios aos passageiros num dos terminais doméstico, a companhia aérea low-cost Jetstar disse que um “problema com a Microsoft” está a fazer com que não seja possível fazer o check-in de passageiros e iniciar o embarque em vários voos, segundo escreve a BBC. Ainda segundo a emissora britânica, há utilizadores nas redes sociais a dar conta de filas em lojas australianas como a Woolworths, que têm os seus sistemas de pagamento inactivos.

O maior banco da Austrália, o Commonwealth Bank, avançou que alguns clientes não conseguem fazer movimentações de dinheiro devido à interrupção nos serviços. Na Nova Zelândia, um porta-voz do Parlamento disse que os sistemas também foram afectados e a a emissora estatal ABC disse que estava a lidar com uma "grande interrupção de rede", sem avançar um motivo para a falha.

De acordo com o Downdetector, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários sites que incluem aplicações da Microsoft.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários