João Miguel Fernandes Jorge: entrevista com o poeta que faz contos
Escreveu um livro de contos misterioso – como misteriosas são algumas respostas que nos deu. Em Sala de Sujos o mundo é uma paisagem por decifrar.
João Miguel Fernandes Jorge (n. 1943), cujo primeiro livro de poesia, Sob Sobre Voz, data de 1971, poderá ser mais conhecido como o poeta que mantém um ritmo de publicação constante até ao mais recente Ervas (2023). No entanto, a ficção tem sido um veio não menos importante da escrita deste autor, com recolhas como Uma Paixão Inocente (1989), Fins-de-Semana (1993), ou, mais recentemente, Rodeado de Ilha (2021), fusão profundamente idiossincrática de narrativa e ensaio. João Miguel Fernandes Jorge (JMFJ) regressa este ano com um novo livro de contos, Sala de Sujos (leia a crítica), título enigmático e interpelante – cujo mistério mal se dissipará, mesmo depois do esclarecimento do autor, que nos concedeu uma entrevista por e-mail.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.