Direita radical derrotada em França. E agora, como formar Governo?

Neste P24, ouvimos João Carvalho, investigador do ISCTE que se tem dedicado ao estudo dos movimentos da extrema-direita europeia.

Contra todas as sondagens, a Nova Frente Popular, a coligação de esquerda formada para fazer frente à União Nacional de Marine Le Pen venceu as eleições francesas. A coligação de esquerda conseguiu eleger 182 deputados. Em segundo lugar, ficou a coligação montada por Macron, Juntos, que acaba por não ter uma derrota tão pesada como era antecipado (elege 168 deputados).

Já a União Nacional, que venceu a primeira volta e procurava uma maioria absoluta, ficou em terceiro lugar, com 143 deputados eleitos. Como era esperado, nenhum dos três blocos partidários alcançou uma maioria absoluta.

Com este resultado, haverá margem para um entendimento entre a esquerda e o campo presidencial que permita a formação de um governo estável?

Neste P24, ouvimos João Carvalho, especialista em ciência política do ISCTE, que se tem dedicado ao estudo dos movimentos da extrema-direita europeia.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar