Bibby Stockholm: o debate sobre a imigração não chega ao navio invisível de Portland

Mais de 300 migrantes aguardam resposta do “sobrecarregado” sistema de asilo britânico a bordo de um navio ancorado no Sul de Inglaterra. Autarca que processou o Governo denuncia solução “diabólica”.

Foto
Governo britânico diz que há espaço para 500 requerentes de asilo no navio ancorado no porto de Portland, em Dorset REUTERS/TOBY MELVILLE
Ouça este artigo
00:00
15:05

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É nas traseiras do café Jailhouse, num dos pontos mais altos da ilha rochosa de Portland, que se consegue ter a melhor vista para o porto. Lá ao fundo estão também o forte Breakwater e o mar que se confunde com as praias da região Sul da cidade costeira inglesa de Weymouth. No mesmo porto que durante mais de 500 anos acolheu os barcos de guerra da Marinha britânica e de onde zarparam muitos dos navios envolvidos na operação aliada do Dia D, em 1944, decisiva para o desfecho da II Guerra Mundial, estão ancoradas algumas embarcações comerciais e, pelo menos, um navio militar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários