Anabela Marisa Azul anda a valorizar os cogumelos “do prado ao prato”

A investigadora da Universidade de Coimbra tem dedicado os últimos anos a estudar o mundo dos fungos. É uma das fundadoras da recém-criada Confraria dos Cogumelos e Trufas de Portugal.

Foto
Anabela Marisa Azul estreou-se no mundo da investigação (e também no reino dos fungos) ainda durante a licenciatura ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
05:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Cresceu a ver os programas de Jacques Cousteau na companhia da avó, ama o mar e até traz a sua cor no nome, mas não foi essa a razão que a levou a estudar biologia. “Foi uma escolha de conforto para ser professora”, confessa Anabela Marisa Azul. O destino acabou por encaminhá-la para a área da investigação, tornando realidade esse sonho que ia manifestando em criança: estar sempre a estudar. Aos 51 anos, continua a viver rodeada de livros e a buscar conhecimento. É investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e tem dedicado os últimos anos ao mundo dos cogumelos e trufas — coordena o projecto Cogumelos do Prado ao Prato: do tratamento de doenças do metabolismo a dieta saudável sustentável a partir da valorização de recursos agro-florestais. À vertente académica, está agora a juntar uma outra: ajudou a fundar a Confraria dos Cogumelos e Trufas de Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.