Princesa Ana foi hospitalizada com traumatismo craniano, mas está fora de perigo
O acidente levou ao cancelamento da visita da princesa ao Canadá, que devia acontecer no final desta semana.
A princesa Ana, irmã mais nova de Carlos III, está hospitalizada depois de ter sofrido um traumatismo craniano neste domingo, informa o Palácio de Buckingham. O mesmo comunicado garante que é esperada a recuperação total do acidente, que terá envolvido um cavalo.
O palácio confirmou nesta segunda-feira que a princesa de 73 anos, a única filha de Isabel II, tinha sofrido ferimentos ligeiros e uma concussão após o acidente. Ana está a recuperar no Hospital Southmead, em Bristol, acrescentam.
“Sua alteza real está a recuperar bem, está confortável e a ser mantida no hospital apenas como medida de precaução para observação adicional”, sublinhou o porta-voz do Palácio de Buckingham.
O acidente terá acontecido quando a princesa estava a passear nos terrenos da propriedade de Gatcombe Park, a casa de campo onde vive a irmã do rei. Apesar não terem sido dados muitos detalhes, sabe-se que a equipa médica de Ana terá dito que o traumatismo craniano era consistente com o impacto da “cabeça ou das patas de um cavalo”.
O marido, Tim Laurence, acompanhou Ana ao hospital e os dois filhos, Zara Tindall e Peter Phillips, também se encontravam na propriedade na altura do acidente.
“O rei tem sido mantido informado e junta-se a toda a família real para enviar o seu amor e votos de rápidas melhoras à princesa”, assevera o comunicado de Buckingham.
Espera-se que a princesa Ana regresse a casa nos próximos dias. Todavia, a agenda real da irmã do rei foi adiada e Ana não viajará para o Canadá, como estava previsto acontecer no final da semana.
Apesar no incidente, a visita oficial de Estado do imperador japonês Naruhito e da sua esposa, organizada por Carlos III, decorrerá como planeado, nesta terça-feira.
A princesa Ana é um dos membros mais populares da família real, de acordo com as sondagens, e é regularmente considerada como sendo a mais trabalhadora de todos os Windsor. Durante os primeiros quatro meses do ano, com Carlos III e Kate Middleton a serem tratados para um cancro, foi ela a assumir um terço de todos os compromissos reais.
Tal como a mãe, Isabel II, é conhecida a paixão de Ana por cavalos e a princesa real ganhou uma medalha de ouro no Campeonato Europeu de Equitação de 1971, tendo competido nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 como membro da equipa equestre britânica ─ tornou-se assim a primeira atleta olímpica real.
“O seu mantra para a vida é: se caíres, levanta-te e tenta de novo”, disse a filha Zara num documentário televisivo para assinalar o 70º aniversário da princesa.