Mapa com urgências fechadas já está publicado no portal do SNS. Mas saiu com erros

Divulgado com erros, mapa foi entretanto corrigido. Setúbal, afinal, não vai ter os serviços de urgência geral, de obstetrícia e de pediatria encerrados ao exterior, como foi anunciado.

Foto
Mapa dos serviços de urgência encerrados acaba de ser divulgado no Portal do Serviço Nacional de Saúde Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
04:34

O mapa com os serviços de urgência que vão estar fechados temporariamente ao exterior, entre esta sexta-feira e a próxima quinta-feira, já foi publicado no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas saiu com erros, que "vão ser corrigidos", esclareceu o gabinete da ministra da Saúde.

São várias as urgências de ginecologia/obstetrícia e de pediatria que vão estar encerradas por falta de médicos, mas os serviços de urgência do hospital de Setúbal - tanto o geral, como o de pediatria e o de ginecologia/obstetrícia -, que inicialmente apareceram assinalados a vermelho como estando fechados, vão afinal estar abertos. O mapa pode ser consultado aqui.

Em Setúbal, apenas a urgência de ginecologia/obstetrícia está fechada esta sexta-feira, para depois abrir no sábado entre as 9h00 e as 24h00. No domingo e na segunda-feira, estará aberta das 9h00 até às 21h00, para voltar a estar encerrada na terça, quarta e quinta-feiras, segundo a informação que entretanto foi corrigida no Portal do SNS.

No período entre esta sexta-feira e a próxima quinta-feira, dia 20, é basicamente na região de Lisboa e Vale do Tejo que se concentram as urgências fechadas ao exterior por falta de médicos em número suficiente para assegurar as escalas. A excepção, na região Centro, é o hospital de Leiria, onde a urgência de ginecologia/obstetrícia está encerrada este fim-de-semana, e a de pediatria, no domingo, enquanto, no Norte, a urgência pediátrica de Chaves não abre as portas ao exterior no sábado e no domingo.

Em Lisboa e Vale do Tejo, por se encontrar em obras, está encerrada durante toda a semana a urgência de obstetrícia (bloco de partos) do hospital de Santa Maria (Lisboa), tal como as urgências de ginecologia/obstetrícia e de pediatria do Hospital do Barreiro. Fechada ao exterior vai estar igualmente a urgência de ginecologia/obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (Almada), enquanto a do Hospital de Vila Franca de Xira encerra esta sexta-feira, sábado e domingo, e a do Hospital de Torres Novas não funciona no domingo.

A urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo (Loures) vai também estar fechada no sábado e no domingo e está aberta ao exterior apenas entre as 9h00 e as 21h00 durante os outros dias.

Há ainda urgências "referenciadas" (assinaladas a amarelo e que estão apenas reservadas às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e pela linha SNS 24). Ou seja, não recebem doentes que se ali se dirijam por sua iniciativa. E há outras que apenas funcionam como limitações, durante o dia ou durante a noite, como é por exemplo o caso da urgência pediátrica do hospital de Viseu, que está aberta ao exterior entre as 9h00 e as 20h00, e a urgência pediátrica do Garcia de Orta, que abre apenas entre as 8h30 e as 20h00. As urgências de pediatria e de ginecologia/obstetrícia do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) também têm várias escalas não completas em diversos dias.

O gabinete da ministra da Saúde explicou, entretanto, que os dados das escalas dos serviços de urgência foram extraídos às 10h00 desta sexta-feira do sistema informático actualizado pelas unidades hospitalares. O novo formato "foi concebido para divulgar, de forma imediata e expedita, as escalas dos serviços de urgência disponíveis, ainda que, por constrangimentos inultrapassáveis, estes dados possam sofrer alterações pontuais", avisa, em nota enviada à imprensa, admitindo que poderá haver outras dificuldades dados os problemas para haver médicos para completar todas as escalas.

O gabinete de Ana Paula Martins adianta ainda que em breve será disponibilizada "uma nova página interactiva que, carregada directamente pelas unidades hospitalares, mostrará, a cada momento, à população o serviço de urgência disponível mais perto a que podem recorrer".

Apelando a que as pessoas liguem sempre para a linha SNS 24 (808 24 24 24) "para a devida triagem e o subsequente encaminhamento clínico", acrescenta que o Ministério da Saúde está "em articulação permanente com a Comissão de Acompanhamento para encontrar soluções que ultrapassem os constrangimentos que surgem e conta com a colaboração local e regional das Unidades Locais de Saúde para garantir a devida prestação de cuidados às populações com qualidade e segurança".

O mapa foi publicado com um dia de atraso, uma vez que a ministra da Saúde tinha dito na comissão de saúde no Parlamento que seria divulgado na quinta-feira. Refere-se apenas a uma semana, em vez de abarcar um mês inteiro, ao contrário dos mapas que antes eram divulgados pela Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, os quais eram apresentados num formato diferente.

A informação sobre as urgências encerradas deixou de ser divulgada no Portal do SNS desde o final de Maio, até que a ministra da Saúde, que considerara a publicação do mapa desnecessário, anunciou no Parlamento que voltaria a ser publicado.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários