Eslováquia: um atentado a sublinhar os perigos da polarização do discurso político

O actual ambiente político na Eslováquia é especialmente tóxico, mas por toda a Europa há exemplos de um clima crescentemente violento. E aumentam os ataques contra políticos.

Foto
"Não à violência", lia-se nesta quinta-feira numa praça da cidade onde Robert Fico fora atacado, na véspera MARTIN DIVISEK / EPA
Ouça este artigo
00:00
05:23

A tentativa de assassínio do primeiro-ministro Robert Fico deixou a Eslováquia em estado de choque. Nada prepara um país para um atentado contra o chefe do Governo, nem a polarização extrema que tem marcado a política eslovaca – e da qual Fico tem sido um dos principais promotores. Mas a pouco mais de três semanas das eleições para o Parlamento Europeu, que decorrem de 6 a 9 de Junho, as ondas de choque atravessaram toda a Europa, principalmente porque este atentado se segue a uma sucessão de ataques contra políticos, mais recentemente na Alemanha.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários