Quase 19% dos inquiridos em estudo sentiram ameaças ou outra forma de abuso no trabalho

Estudo conclui que 48% dos trabalhadores inquiridos apresentam os três sintomas ligados ao burnout: exaustão, irritabilidade e tristeza. Valores são inferiores aos de há um ano.

Foto
Mulheres mostram-se mais stressadas, mas homens apresentam mais comportamentos de risco. Será mesmo que o bem-estar delas é pior? Daniel Rocha/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
04:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Quase metade (48%) dos trabalhadores que participaram num estudo do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis apresentam três sintomas ligados ao burnout (exaustão, irritabilidade e tristeza) e 76% deles admitem sofrer de pelo menos um destes sintomas. São valores ainda muito elevados e que constituem um factor de “preocupação”, admite Tânia Gaspar, coordenadora do estudo, mas, apesar disso, são mais baixos do que os registados apenas um ano antes (63,5% e quase 80%, respectivamente). E isso também traz alguma esperança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.