Traição à pátria ou à seriedade da argumentação política?

A sugestão de participação criminal não tem qualquer correspondência na lei, está simplesmente a ser usada para fazer baixa guerrilha política.

Ouça este artigo
00:00
04:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Mário Soares foi denunciado por crime de traição à pátria pela sua participação no processo de descolonização. “Soares não acreditava que fosse possível democratizar Portugal sem descolonizar rapidamente”, escreve o investigador (Iscte-IUL) Bruno Cardoso Reis, em 2017. Provavelmente tinha toda a razão. O papel histórico que desempenhou nesse contexto valeu-lhe o ódio de muita gente, designadamente de algumas pessoas que se sentiram injustiçadas por terem de abandonar os seus bens nas colónias portuguesas de onde tiveram de fugir, em alguns casos à pressa e sem possibilidade de conservarem o que viam como produto do seu trabalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.