Especialistas dividem-se entre “problema político” e “habilidade” no anúncio do IRS

Sem uma fase de “estado de graça”, o Governo tem estado sob escrutínio depois de o “choque fiscal” ter sido desinsuflado até pela própria direita.

Foto
Joaquim Miranda Sarmento assumiu a pasta das Finanças DR
Ouça este artigo
00:00
05:20

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Com menos de uma semana em "plenitude de funções", o executivo de Luís Montenegro "não usufruiu de estado de graça". Depois de a proposta do Complemento Solidário para Idosos (CSI) ter gerado dúvidas ainda antes da campanha eleitoral, a dimensão da redução do IRS também se revelou pouco clara e tornou-se terreno fértil para as primeiras críticas ao Governo. O PÚBLICO falou com dois especialistas em comunicação política, para quem estamos perante um "problema político" ou uma mera "habilidade". Embora nenhum fale numa "intenção" declarada, o diagnóstico ao arranque da comunicação do executivo não é positivo. Mas há receitas para melhorar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.