Portugal cai quatro lugares no ranking de democracias do mundo

Depois de em 2019 ter conseguido o 8.º lugar no ranking das democracias, Portugal caiu para o 26.º lugar em 2023. Por todo o mundo, os regimes autocráticos ganham terreno.

Foto
Com a maioria absoluta do PS, o Parlamento perdeu capacidade de questionar o Governo Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
06:01

No último ano, Portugal caiu quatro lugares no ranking das democracias liberais, passando do 22.º lugar em 2022 para o 26.º lugar em 2023. Baseado na agregação de 71 indicadores ― como o controlo dos executivos e dos parlamentos, o sistema judicial, o respeito pela Constituição e as liberdades cívicas ―, o último relatório da democracia do Variety of Democracies (V-Dem Institut, Universidade de Gotemburgo) traça um retrato preocupante do crescimento de regimes autocratas. Ao PÚBLICO, Tiago Fernandes, coordenador do estudo na parte relativa a Portugal, financiada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), explica que, embora tenha havido um recuo, a posição de Portugal ainda é de topo na lista de melhores democracias do mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários