Inquérito de Estimação: AMA — Associação Animais de Aveiro
No nosso Inquérito de Estimação, damos palco a associações e grupos de ajuda animal que o mundo deve conhecer. A AMA nasceu em 2017 para dar uma nova casa aos cães que são abandonados em Aveiro.
A associação nasceu em Janeiro de 2017 quando um grupo de amigos que sempre gostou de cães e gatos se juntou para resgatar os que eram deixados ao abandono.
Com o passar dos anos, a AMA — Animais de Aveiro foi crescendo: o abrigo tem actualmente capacidade para acolher 70 cães e, apesar de não terem gatil, não ignoram os gatos que pedem comida à porta da associação. Os amigos também continuam unidos pela causa animal.
Segundo Maria Marques, membro da AMA, a maioria dos animais que estão à espera de serem adoptados estão quase no fim da vida. “Mais de 70% são seniores, uma vez que grande parte dos adoptantes que nos visitam preferem animais mais novos”, adianta em resposta ao inquérito de estimação.
Esta escolha por cães mais novos é uma das razões que tem vindo a diminuir o número de adopções nesta associação, diz. Em 2023, apenas 17 cães encontraram uma família definitiva.
Outros como o Fofinho, a Nina, a Alma, a Olívia, o Manny, a Romã e o Caramelo continuam à espera.
Uma medida prioritária pelos direitos dos animais
No caso de Aveiro, acreditamos que a câmara municipal deveria oferecer mais apoio para a causa animal, incluindo esterilização gratuita, não apenas para animais errantes, mas também para todos os animais de pessoas com dificuldades económicas. A esterilização e a identificação por microchip são medidas cruciais para combater o abandono.
Além disso, a fiscalização porta a porta para garantir o bem-estar das espécies é essencial, especialmente para evitar casos de negligência, como cães acorrentados ou em condições precárias.
Um caso marcante
Há cerca de três anos, resgatámos uma cadela de porte pequeno e sénior que estava dentro de um saco plástico com restos de comida, como se fosse lixo. Apesar de nos depararmos com vários casos de extrema violência, este pareceu-nos o caso de maior crueldade. Felizmente, a Ruby foi adoptada por duas pessoas incríveis e faleceu há pouco tempo, de velhice, no conforto de uma casa.
Um conselho para quem quer adoptar um animal
Adoptar um animal é um compromisso para toda a vida. Além disto, requer uma avaliação cuidadosa da situação económica e da disponibilidade diária dos futuros tutores. Um animal precisa de tempo, atenção e cuidados constantes.
Um projecto que tem de ser conhecido
Destacamos uma pequena loja de animais chamada Amigo Pet, que desde o início do ano tem oferecido banhos a animais que são adoptados depois de terem vivido em várias associações da cidade. É uma forma de incentivar a adopção e, da nossa parte, já ganhou vários clientes.
Uma pessoa anónima que vale a pena conhecer
Temos vários voluntários que merecem o nosso agradecimento, mas temos uma pessoa, a Amélia, que é muito dedicada a todos os patudos do abrigo e aos animais oito cães e 11 gatos que tem em casa.