James não vê a família há 11 anos. Um grupo de estudantes angariou o dinheiro para a viagem
Há mais de uma década que James Mogaji trabalha nos EUA, sem ver a família que ficou na Nigéria. Um grupo de estudantes universitários angariou o dinheiro para a viagem.
James Mogaji é mais do que um segurança na Universidade de Providence, no estado de Rhode Island, EUA. É, relatam os estudantes, um sorriso acolhedor e uma porta aberta para dois dedos de conversa, durante os quatro turnos nocturnos que faz por semana. Por isso, os jovens trataram de arranjar forma de lhe retribuir: angariaram fundos para que Mogaji, um nigeriano a viver nos EUA há 11 anos, viaje até à sua terra natal e visite a sua família.
A surpresa, feita a 7 de Março, deixou o segurança em lágrimas, com os meios de comunicação social norte-americanos e a Internet a derreterem-se perante a iniciativa dos jovens. “Esta noite, conseguimos oferecer ao James dinheiro suficiente para ele viajar para a Nigéria e visitar a sua família em Junho”, escreveu o caloiro de Finanças Brandon Reichert na plataforma de angariação de fundos GoFundMe.
Numa publicação no TikTok, vê-se o estudante do segundo ano de Psicologia e Marketing Daniel Singh, Reichert e outros colegas de residência a fazerem a oferta a James Mogaji. “Há algum tempo, disseste-nos que querias ir à Nigéria ver a tua família, que não vês há muito tempo, por isso juntámo-nos e espalhámos a palavra, e criámos um GoFundMe porque cuidamos dos nossos, porque é isso que fazemos na Universidade de Providence”, ouve-se Singh, um jovem do Bronx, Nova Iorque, que chegou à universidade com uma bolsa de mérito. “Desde que estou aqui, eles fizeram isso por mim, nós fizemos isso uns pelos outros, por isso agora estamos a fazer isso por ti. Fazes parte da família, por isso a nossa prenda para ti é uma viagem à Nigéria.”
O anúncio deixou o segurança, que se deixa cair de joelhos no chão, a chorar, em estado de choque. “Isto foi inesperado”, diz James Mogaji aos alunos no vídeo. “Não sei como vos posso agradecer. Rezo do fundo do meu coração para que Deus continue a proteger-vos e a garantir que atinjam os vossos objectivos.”
A angariação de fundos na plataforma GoFundMe foi criada a 29 de Fevereiro por Brandon Reichert. O objectivo era juntar dinheiro suficiente para que James pudesse viajar até à Nigéria e ver a sua família, da qual está afastado há 11 anos, explicando o quão especial é o segurança da sua universidade. “Para aqueles que não conhecem o James, ele é verdadeiramente uma das pessoas mais simpáticas que alguma vez irão conhecer. Cumprimenta toda a gente com um sorriso e gosta sempre de conversar, independentemente da hora da noite em que o encontremos.”
E a Internet respondeu: em apenas 24 horas, os estudantes reuniram três mil dólares (o valor de uma viagem de ida e volta Providence-Lagos) e, no final, foram amealhados 30.360 dólares (28.082 euros). Entretanto, Reichert informou que todos os donativos recebidos “serão entregues ao James no final do ano lectivo, em Maio, para financiar outra viagem”.