Protecção de Dados quer criar canal prioritário para crianças e jovens denunciarem conteúdos abusivos

Assinala-se este domingo o Dia da Protecção de Dados. Inspirado em Espanha, este canal prioritário de denúncia tem como objectivo forçar as plataformas a retirar conteúdos abusivos.

Foto
Comissão de Protecção de Dados quer fazer campanha nacional de sensibilização MARIA JOAO GALA
Ouça este artigo
00:00
03:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Será uma espécie de SOS Criança digital onde os mais pequenos, mas também os jovens, poderão denunciar casos de abuso por meios digitais, desde bullying a tentativas de contacto de predadores na Internet e em grupos nas redes sociais, passando pela partilha indevida de conteúdos pessoais e íntimos. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) quer criar, ainda este ano, no seu site, um "canal prioritário" de denúncia de abusos para crianças e jovens, à semelhança do que acontece em Espanha. E acredita que será assim possível, em poucos dias, obrigar as empresas de distribuição a retirar os conteúdos sexuais ou violentos da Internet.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.