Um manual de instruções para “prevenir, detectar e agir” nas situações de abuso sexual de crianças
Grupo Vita, que acompanha situações de abuso sexual de crianças em meio eclesial, elaborou manual de prevenção onde cabem várias recomendações e o apelo à continuação da “tolerância zero”.
São orientações gerais para as estruturas da Igreja, com descrição das atitudes a promover e quais a evitar, dos comportamentos que são proibidos, das regras para definir políticas e dos canais de denúncias internas para sinalizar e acompanhar as vítimas. O Grupo Vita, a nova comissão de acompanhamento das situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica, elaborou um manual de prevenção onde cabe toda a informação relevante sobre este assunto — e divulgou-o nesta terça-feira, juntamente com o relatório dos primeiros seis meses de actividade desta estrutura.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.