Mais 18 teatros e cineteatros vão receber apoio à programação da DGArtes

Segundo concurso de apoio à programação abrange equipamentos de cidades como Águeda, Matosinhos, Pombal, Lagos ou Marinha Grande.

Foto
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery é uma das instituições apoiadas Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
01:40

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) anunciou esta sexta-feira os resultados da segunda edição do concurso de apoio à programação para os equipamentos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), relativo ao quadriénio 2024-2027. Ao longo de quatro anos, as 18 instituições agora abrangidas por esta linha de financiamento irão dispor de um total de oito milhões de euros.

Serão apoiadas as entidades gestoras de teatros e cineteatros de Águeda, Albergaria-a-Velha, Carregal do Sal, Fundão, Gouveia, Lagoa, Lagos, Lamego, Leiria, Macedo de Cavaleiros, Marinha Grande, Matosinhos, Montemor-o-Novo, Pombal, S. João da Madeira, Santa Comba Dão, Santarém e Sardoal.

As actividades propostas para financiamento dizem respeito a “projectos de artes performativas e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais”, diz a DGArtes em comunicado. Poderão ainda incluir residências artísticas e acções de mediação ou formação.

Estes 18 teatros e cineteatros juntam-se aos 38 que receberam apoio à programação em 2022. Ao todo, a RTCP conta agora com 112 equipamentos culturais credenciados, 56 dos quais abrangidos por esta linha de financiamento. A este apoio só puderam candidatar-se instituições situadas fora de Lisboa e do Porto e que não tivessem sido já abrangidas pelo programa relativo ao ciclo 2022-2025.

Os ciclos de abertura deste programa de apoio são bienais, estando previsto um terceiro concurso em 2025.

Sugerir correcção
Comentar