O futebol que sobrevive fora da Palestina
A selecção palestiniana está a competir na Taça da Ásia, já esteve perto de ganhar um jogo e continua com hipóteses de se qualificar para os oitavos-de-final.
Não há futebol na Palestina há 105 dias. Foi uma das coisas que ficou em suspenso, sem data de regresso, quando Israel avançou para uma ofensiva sobre a Faixa de Gaza em retaliação a um ataque do Hamas a 7 de Outubro do ano passado. Mas o futebol palestiniano existe fora de Gaza e fora da Cisjordânia, em modo sobrevivência e em modo resistência, espalhado pelo mundo e através da selecção nacional que está a competir na Taça da Ásia, organizada pelo Qatar. Esta não é apenas uma equipa alimentada pelo combustível emocional de representar um povo martirizado pela guerra, que joga apenas com o coração. Esta é uma equipa que também tem futebol dentro de si.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.