O futebol que sobrevive fora da Palestina

A selecção palestiniana está a competir na Taça da Ásia, já esteve perto de ganhar um jogo e continua com hipóteses de se qualificar para os oitavos-de-final.

Foto
Os jogadores da Palestina vestem a bandeira na Taça da Ásia Reuters/THAIER AL-SUDANI
Ouça este artigo
00:00
04:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Não há futebol na Palestina há 105 dias. Foi uma das coisas que ficou em suspenso, sem data de regresso, quando Israel avançou para uma ofensiva sobre a Faixa de Gaza em retaliação a um ataque do Hamas a 7 de Outubro do ano passado. Mas o futebol palestiniano existe fora de Gaza e fora da Cisjordânia, em modo sobrevivência e em modo resistência, espalhado pelo mundo e através da selecção nacional que está a competir na Taça da Ásia, organizada pelo Qatar. Esta não é apenas uma equipa alimentada pelo combustível emocional de representar um povo martirizado pela guerra, que joga apenas com o coração. Esta é uma equipa que também tem futebol dentro de si.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.