Kate submetida a cirurgia abdominal e Carlos será hospitalizado na próxima semana

“Com base nas indicações médicas actuais, é improvável que volte aos deveres público até depois da Páscoa”, anunciou o Palácio de Kensington. A imprensa britânica diz que não se trata de um cancro.

Foto
A princesa de Gales tem 42 anos Reuters/POOL
Ouça este artigo
00:00
02:37

A princesa de Gales, Kate Middleton, foi submetida uma cirurgia abdominal programada, informou o Palácio de Kensington nesta quarta-feira, através de um comunicado partilhado nas redes sociais. A mulher do príncipe William deverá ficar internada durante pelo menos dez dias. Já Carlos III irá ser tratado a "próstata aumentada" na próxima semana, anunciado por seu lado o Palácio de Buckingham.

Até agora, Buckingham não comentou a intervenção cirúrgica da futura rainha, mas pouco depois anunciou que também o rei terá de suspender a agenda da próxima semana. "Como acontece com milhares de homens todos os anos, o rei procurou tratamento para um aumento da próstata. A condição de Sua Majestade é benigna e irá ao hospital na próxima semana para uma intervenção correctiva", informa, acrescentando que depois do procedimento Carlos vai recuperar por alguns dias.

Depois de divulgado o comunicado sobre Kate, a imprensa tablóide britânica não tardou a iniciar o rol de suspeitas do que se poderá tratar a maleita da princesa de 42 anos. “É entendido que não se trata de um cancro”, diz o The Sun. E o Daily Mail reitera a mesma informação, acrescentando que o Palácio não quer prestar mais declarações.

Kate, mulher do príncipe William, herdeiro do trono britânico, está actualmente internada na London Clinic, um hospital privado no centro de Londres, onde deverá ficar “entre dez a 14 dias, antes de voltar a casa para continuar a recuperação”, pode ler-se no comunicado. E acrescenta, em jeito de aviso: “Com base nas indicações médicas actuais, é improvável que volte aos deveres públicos até depois da Páscoa [no final de Março].”

Há outra parte do comunicado que, por um lado, pode levantar suspeitas de que algo de mais grave se poderá passar; mas, por outro, pode ser apenas um pedido de privacidade. A princesa de Gales “compreende o interesse que esta declaração vai gerar” junto dos súbditos e “espera que o público compreenda o desejo de manter o máximo de normalidade possível para os seus filhos e o desejo de que as suas informações médicas pessoais permaneçam privadas.”

O Palácio de Kensington não revela mais detalhes e declara que só partilhará novidades sobre este tema se existir “novas informações significativas para divulgar”. Em nome da princesa, termina pedindo desculpa por todos os eventos que iam contar com a presença de Kate e tiveram de ser adiados ou cancelados.

Kate e o príncipe William casaram-se em Abril de 2011 e têm três filhos: George, de 10 anos, Charlotte, de oito, e Louis com cinco. O filho mais velho de Carlos III é o primeiro na linha de sucessão ao trono. O casal recebeu o título de príncipes de Gales em 2022, na sequência da morte de Isabel II.