Criança britânica desaparecida há seis anos encontrada em França

Jovem desapareceu quando tinha 11 anos, em Espanha.

Foto
Jovem apresentou-se numa esquadra francesa Reuters/STEPHANIE LECOCQ
Ouça este artigo
00:00
01:47

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um adolescente britânico desaparecido desde 2017 foi encontrado esta semana no Sul de França, perto de Toulouse, vivo e bem de saúde.

Alex Batty, hoje com 17 anos, apresentou-se esta quarta-feira na esquadra da polícia de Revel. A sua identidade já foi comprovada pelas autoridades francesas, segundo avançou o jornal de Toulouse La Dépêche e confirmou a Reuters. "Deverá voltar a Inglaterra em breve", assegurou à agência de notícias o Ministério Público local.

"Ele está de boa saúde, é tudo o que posso dizer neste momento", disse também um porta-voz da polícia francesa ao jornal The Connexion. "Contactámos a polícia de Manchester que está em comunicação com a família."

Alex desapareceu quando tinha 11 anos, em Marbella, Espanha, onde passava férias com a mãe e o avô no final do Verão de 2017. Contudo, era a avó, já divorciada, a sua tutora legal. A mãe tinha perdido a guarda de Alex e devia ter regressado com o menino a casa, nos arredores de Manchester, duas semanas depois da viagem.

Nenhum dos três dava notícias desde Outubro desse ano, altura em que foi aberta em Inglaterra uma investigação ao desaparecimento da criança. Desde então, a mãe e o avô são procurados pelo alegado rapto.

Vários meios de comunicação social franceses adiantam que a família terá vivido durante estes anos numa comunidade espiritual na região de Ariège​, nos Pirenéus. Alex terá fugido do grupo na última semana. Foi encontrado a pedir boleia na estrada e levado até à esquadra de Revel.

Os serviços sociais e de saúde franceses estão a acompanhar o adolescente, que aguarda a chegada da família vinda do Reino Unido. A polícia de Manchester emitiu esta tarde um comunicado sobre o tema, garantindo estar em diálogo com as autoridades em França.

Sugerir correcção
Comentar