Igreja recebeu quatro pedidos de indemnização por causa de abusos sexuais

Nos últimos seis meses chegaram às comissões diocesanas 29 denúncias, 27 das quais através do Grupo Vita. Vinte destas denúncias ainda estão a ser investigadas.

Foto
Rute Agulhas coordena o grupo Vita desde que este entrou em funções, em Maio Maria Abranches (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
06:34

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Igreja Católica Portuguesa recebeu quatro pedidos de indemnização por causa de abusos sexuais que terão sido praticados por membros da instituição. Por enquanto, o Grupo Vita, uma estrutura independente criada por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para acompanhar e prevenir situações de abuso, ainda está a preparar uma proposta sobre como proceder em relação às compensações, que só deverá estar concluída no início do próximo ano. A estrutura liderada pela psicóloga Rute Agulhas apresenta nesta terça-feira o seu primeiro relatório. Comissões diocesanas receberam 29 novas denúncias nos últimos seis meses.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.