Conflito em Gaza provoca vaga de cancelamentos culturais na Alemanha

Criadores que criticam tanto o ataque do Hamas como a resposta do Governo de Netanyahu são acusados de anti-semitismo. Polémica subiu de tom com o cancelamento da artista judia Candice Breitz.

Foto
Candice Breitz (na foto, uma imagem da sua série Whiteface) considera este cancelamento “profundamente anti-semita”, já que quem o decide “coloca-se na posição de julgar o que os judeus podem dizer ou pensar" DR
Ouça este artigo
00:00
11:26

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A fotógrafa Candice Breitz, uma artista judia nascida na África do Sul e radicada em Berlim há 20 anos, viu cancelada a exposição que tinha programada para a Galeria Moderna do Museu do Sarre, na Alemanha, por ter criticado nas redes sociais a ofensiva israelita em Gaza, desencadeada na sequência do ataque do Hamas do passado dia 7 de Outubro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 137 comentários