Revista Artforum sob boicote por causa de uma carta aberta sobre Gaza

Editor-chefe foi despedido por publicar um manifesto em que se pede a libertação dos palestinianos e o cessar-fogo naquele território ocupado. Artistas como Nan Goldin não gostaram do afastamento.

Foto
Manifestação pelo fim dos ataques à Faixa de Gaza em Copenhaga, a 28 de Outubro. O mesmo pedido: cessar-fogo Emil Nicolai Helms/EPA
Ouça este artigo
00:00
04:52

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Não se sabe quem escreveu a carta aberta que desencadeou a demissão de David Velasco, editor-chefe da Artforum, importante revista do mundo da arte contemporânea. O que se sabe é que os artistas não gostaram de o ver demitido na sequência da publicação deste texto que apela à libertação dos palestinianos e a um cessar-fogo imediato em Gaza, onde a guerra entre Israel e o Hamas já levou à morte de milhares de pessoas, na sua esmagadora maioria civis, na sua esmagadora maioria mulheres e crianças.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.