Autoridade Tributária alerta para mensagens fraudulentas

Os emails falsos pedem aos contribuintes que abram um link que os encaminha para páginas maliciosas. A AT aconselha, em caso de dúvida, a nunca responder a mensagens, descarregar ou abrir ficheiros.

Foto
A AT aconselhou os utilizadores a consultar as informações sobre segurança do site das Finanças Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
01:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quarta-feira que estão a ser enviados, em seu nome, mensagens de correio electrónico (emails) falsas, referentes a eventuais dívidas fiscais.

Através da rede X (antigo Twitter) e do site, a AT diz ter tomado conhecimento que alguns contribuintes estão a receber emails com supostas dívidas, onde é pedido que carreguem num determinado link. "Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objectivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efectuar essa operação", alerta a AT.

A AT aconselha os contribuintes a consultarem, no Portal das Finanças, informações sobre segurança.

Nessa informação é pedido, nomeadamente, aos contribuintes que suspeitem de links e ficheiros enviados por mensagens electrónicas ou SMS e que confirmem junto da fonte sempre que, através de SMS ou de sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção.

"Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros; não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças", são outros dos conselhos.