Wilders quer governar os Países Baixos, mas não tem maioria. Grande coligação à vista?

Partido anti-Islão e anti-imigração elegeu 37 deputados, mas não tem parceiros óbvios para negociar. Quatro maiores forças da oposição teriam de se coligar para chegar à maioria no Parlamento.

Foto
Wilders, líder do PVV, celebrou a vitória eleitoral nesta quinta-feira com membros do partido, numa sala no edifício da Câmara dos Representantes (Haia) EPA/REMKO DE WAAL
Ouça este artigo
00:00
06:16

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Na ressaca da vitória surpreendente do Partido da Liberdade (PVV), de extrema-direita, nas eleições legislativas antecipadas de quarta-feira, nos Países Baixos, é tempo de pegar na calculadora e de fazer contas para se perceber que partidos têm condições políticas, programáticas ou, simplesmente, pragmáticas para alcançar os 76 deputados na Câmara dos Representantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.