A elaboração de uma nova teologia

Uma Igreja sinodal, missionária e em saída só pode ser servida por uma teologia, também ela em saída. A Academia Pontifícia tem de dar esse exemplo.

Ouça este artigo
00:00
06:54

1. O Concílio Vaticano II aconteceu porque João XXIII se revelou, como Papa, o fruto mais genuíno da liberdade do Evangelho e da atenção aos sinais dos tempos. Ao convocar o Concílio, mostrou que essa liberdade era para todos, a começar pelos teólogos mais inovadores e mais reprimidos. Apesar de todas as oposições, não desistiu desse caminho. Por outro lado, não se pode esquecer que o próprio documento sobre a Liberdade religiosa esteve na agenda conciliar desde o começo, mas só foi admitido e votado na fase final do Concílio, depois de ásperos e longos debates [1]. Apesar de todas essas dificuldades, esse documento recebeu 2308 votos a favor e apenas 70 contra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários