Opel Corsa aposta na potência para valorizar o eléctrico

O utilitário alemão mantém uma gama com propostas a gasolina, mas o destaque vai para as mecânicas eléctricas, que chegam a partir de 34.670 euros.

Foto
Opel Corsa Electric 2024 DR
Ouça este artigo
00:00
03:43

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Corsa já pode ser visto como um carro com história, cumprindo este ano quatro décadas de vida, ao longo das quais se foi reinventando para continuar a dar resposta aos clientes do segmento B, dos utilitários, sem se deixar ficar para trás na corrida à tecnologia — e, mais recentemente, com o lançamento da sua sexta geração, em 2020, à mobilidade sem emissões, com o Corsa-e.

Agora, um facelift vem imbuir o Corsa do espírito que percorre a restante gama, dotando-o da linguagem de design dos últimos lançamentos, com o Opel Vizor a sobressair na frente e uma secção traseira completamente redesenhada. Mas, mais importante, chega com mecânicas eléctricas mais potentes e eficientes.

A versão de entrada, a partir de 34.670€, com os mesmos 136cv que o primeiro Corsa a baterias, tem praticamente as mesmas prestações (acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, até um máximo de 150 km/h, propondo uma autonomia com a bateria de 46,3 kWh (capacidade útil) de 354 km — apenas neste último ponto fica ligeiramente atrás do modelo que substitui, que reclama mais cinco quilómetros de alcance. Mas a grande novidade vai para uma versão animada por uma mecânica capaz de debitar 156cv (desde 37.720€) que, por um lado, reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h (para 8,1 segundos), e, por outro, garante maior alcance, graças a uma bateria com mais capacidade útil (50,8 kWh), capaz de reclamar uma autonomia de 405 quilómetros.

Foto
A luz de matriz LED Intelli-Lux, adaptável para prevenir encandeamentos, apresenta melhorias — dispõe agora de 14 elementos LED, sete de cada lado DR
Foto
Interior do Opel Corsa Electric DR

Em ambos os casos, a condução pode ser gerida de três formas — no modo Normal, Eco (para maior eficiência) e Sport (que privilegia a dinâmica de condução) — e é possível recorrer ao carregamento em postos rápidos. O Corsa admite carregamentos em corrente contínua até uma potência de 100 kW, o que, na prática, significa que é possível repor carga até 80% em menos de 30 minutos). De série, traz um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, sendo possível adquirir o carregador de bordo trifásico de 11 kW.

Para quem ainda não está disponível, mental ou financeiramente, para embarcar no mundo da electricidade, o Corsa traz três propostas a gasolina, assentes no bloco tricilíndrico 1.2: com 75cv, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades (desde 19.155€); com 100cv, conjugável com uma manual de seis (desde 20.305 €) ou com uma transmissão automática de oito relações (desde 22.055€); e de 130cv, sempre com caixa automática (desde 25.355€).

Mas as novidades não se limitam às mecânicas, com o Corsa a incluir pela primeira vez a funcionalidade de ligar os smartphones compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto sem se ter de recorrer a fios.

No interior, o cockpit passa a poder ser totalmente digital e o utilitário pode dispor de um novo sistema de infoentretenimento intuitivo com ecrãs tácteis a cores com até 10 polegadas. E, claro, traz uma série de tecnologias e sistemas de assistência entre o equipamento de série, do alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e detecção de peões ao alerta de sonolência. Em opção, há ainda uma nova câmara de visão traseira panorâmica de alta resolução.

No caso das mecânicas eléctricas, o equipamento inclui um ecrã de informação, rádio multimédia (compatível com Apple CarPlay e Android Auto através da tal ligação sem fios) com ecrã táctil a cores, climatização automática e jantes de liga leve de 16 polegadas.

No exterior, destaque para a luz de matriz LED Intelli-Lux, adaptável para prevenir encandeamentos, que apresenta melhorias dispõe agora de 14 elementos LED, sete de cada lado.

Sugerir correcção
Comentar