Piloto de folga detido por tentar fazer avião cair nos Estados Unidos

Suspeito tentou desligar os motores de um avião da Alaska Airlines em pleno voo. Acabou por ser travado e imobilizado pela tripulação.

Foto
Imagem de arquivo de aviões da Alaska Airlines, a companhia aérea envolvida no incidente MCT/Mike Siegel

Um avião da Alaska Airlines aterrou de emergência, neste domingo, em Portland, estado norte-americano do Oregon, depois de um dos passageiros, um piloto da mesma companhia aérea, que estava de folga, ter tentado fazer o aparelho despenhar-se.

O suspeito, de 44 anos, foi imobilizado pela tripulação, foi detido e está agora acusado de 83 crimes de homicídio na forma tentada, para além de um crime contra a segurança aérea.

O vôo 2059 da Alaska Airlines, operado pela subsidiária Horizon Air, ligava Everett, perto de Seattle, a São Francisco, na Califórnia. Minutos após a descolagem, a tripulação alertou os controladores de tráfego aéreo: "Temos um tipo que tentou desligar os motores. (...) Penso que está imobilizado. Precisamos da polícia assim que aterrarmos".

O aparelho era um Embraer 175, um avião muito utilizado em rotas regionais nos Estados Unidos.

A FAA, a agência federal de aviação dos Estados Unidos, indica que o incidente de domingo "não está ligado de forma alguma a acontecimentos internacionais em curso", afastando para já a suspeita de terrorismo.