Global Health Forum – uma oportunidade para discutir a mudança
O Global Health Forum, a ter lugar em Cascais, nos próximos dias 29 e 30 de setembro, representa uma oportunidade para discutir a saúde no seu perímetro global.
O direito à proteção da saúde afirma-se, nas sociedades modernas, como um imperativo político e um dever de cidadania. Tal como enunciado, em 1948, no artigo 25.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários (…)”. Este ideal promotor dos direitos humanos encerra, no seu espírito, a ideia de convergência e de agregação das políticas em torno de um objetivo comum – a dignidade humana.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.