Habitação, ambiente e saúde – como prevenir pode mudar o futuro

A explosão da crise da habitação e o ambiente e recursos naturais são áreas que penalizaram o índice de justiça intergeracional.

Foto
Subida das rendas e das prestações nos empréstimos tem tornado a habitação um problema Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
02:40

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Se Portugal já tivesse um índice de justiça intergeracional há vários anos, como chegou a ter um Budget Watch feito também pelo Institute of Public Policy, a explosão da crise da habitação “não seria uma surpresa” e ter-se-iam tomado medidas de políticas públicas para lidar com ela, admite-se no novo estudo. O mau desempenho nesta área deve-se à crescente inacessibilidade a ter casa própria (subida de juros e de rendas, fim de apoios como o crédito jovem bonificado, rendimento que não acompanha subida do custo das casas), quer à crescente perda de autonomia (em 2020, mais de metade dos jovens entre os 25 e os 34 anos ainda vivia em casa dos pais). A que se somou, desde 2006, a “falta de continuidade” das políticas públicas por diferentes governos e o aumento da liberalização o mercado da habitação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.