Fórmula 1: Verstappen alcança no Japão a nona “pole position” da época

Piloto da Red Bull deixou o segundo classificado, o australiano Óscar Piastri (McLaren), a mais de meio segundo.

Foto
Max Verstappen, líder do Mundial de Fórmula 1 Reuters/ANDRONIKI CHRISTODOULOU

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) recuperou neste fim-de-semana o domínio do pelotão da Fórmula 1, depois de uma prova menos conseguida em Singapura, e conquistou a "pole position" para o Grande Prémio do Japão.

Na 16.ª corrida da temporada, o bicampeão esteve muito à frente dos rivais, fazendo a sua melhor volta em 1m28,877s e deixando o segundo classificado, o australiano Óscar Piastri (McLaren), a mais de meio segundo, a 0,581s, com o britânico Lando Norris (McLaren) em terceiro, a 0,616s.

Depois de ter sido arredado da última fase da qualificação (Q3) em Singapura, há uma semana, Verstappen mostrou neste sábado o domínio que vem exercendo esta temporada, em que já venceu 12 das 15 corridas disputadas.

O bicampeão mundial cavou uma diferença maior para o segundo classificado do que aquela que separou o segundo do sétimo, que foi o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), a 1,031 segundos.

Esta foi a nona "pole position" da temporada e 29.ª da carreira para Verstappen e mostrou que a alteração aos regulamentos, que apertou os critérios para a flexibilidade das asas, não afectou o desempenho dos carros da equipa campeã.

"Tivemos um final de semana mau [em Singapura]. Claro, as pessoas começaram a falar que era por causa da nova norma técnica. Acho que eles podem ir chupar um ovo", disse o neerlandês, após a sessão.

O piloto da Red Bull igualou as 29 "poles" do argentino Juan Manuel Fangio e ficou a apenas uma do alemão Nico Rosberg.

Desta vez, o monegasco Charles Leclerc foi o melhor dos Ferrari, na quarta posição, batendo o segundo Red Bull, tripulado pelo mexicano Sérgio Pérez. O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) parte da sexta posição.

A qualificação ficou marcada pelo acidente do norte-americano Logan Sargeant (Williams), logo na primeira fase (Q1), que deixou o monolugar destruído e impedindo-o de marcar qualquer tempo.