Estudar numa pública noutra cidade ou numa privada perto de casa? É o orçamento que decide
Foi o preço do alojamento estudantil em Portugal (e não só) que levou Catarina a ir estudar Medicina para Madrid, e Diana e Matilde a optarem por uma universidade privada, perto de casa dos pais.
A mala cor de laranja de Catarina Oliveira vai-se enchendo aos poucos, não vá ainda precisar de alguma coisa para aproveitar os últimos dias de Verão. Para os primeiros meses de aulas já só falta levar roupa, sapatos e pouco mais. Tal como milhares de outros jovens portugueses, Catarina está prestes a rumar a uma nova cidade para começar o seu primeiro ano de faculdade. O sonho sempre foi estudar Medicina, “fosse onde fosse”, mas a meio do caminho abandonou a ideia de o fazer em Portugal. Madrid vai ser a nova morada a partir de Setembro.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.