Um grande branco da serra de São Mamede

O Terrenus Vinha da Serra Branco 2021, rotulado com o selo Indicação Geográfica, é m caso em que o espírito da lei contraria os ares do tempo, penalizando um atributo, a altitude, hoje uma mais-valia.

Foto
As vinhas de Rui Reguinga ficam em plena serra de São Mamede, a mais de 700 metros de altitude Filipa Fernandez
Ouça este artigo
00:00
01:56

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A serra de São Mamede, na sub-região de Portalegre, uma das oito existentes em todo o Alentejo, tem um estatuto próprio nos vinhos alentejanos por ser um dos poucos refúgios de altitude da região. No entanto, um vinho como o Terrenus Vinha da Serra, de Rui Reguinga, não pode ostentar o selo da Denominação de Origem Portalegre porque as vinhas, localizadas dentro dos limites da demarcação, em plena serra de São Mamede, estão situadas a mais de 700 metros de altitude, acima do permitido pela comissão vitivinícola (é rotulado com o selo Indicação Geográfica).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar