Há 807 mil portugueses com bilhete de identidade vitalício — e não poderão votar onde quiserem nas europeias

Os eleitores com bilhete de identidade não poderão votar fora da sua assembleia de voto nas Europeias do próximo ano. Também há mais de meio milhão de bilhetes de identidade caducados.

Foto
Nas eleições legislativas, os emigrantes têm de enviar cópia do cartão de cidadão com o seu voto postal Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
04:43

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Tal como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, há mais 807 mil portugueses que têm bilhete de identidade (BI) vitalício, pelo que, nas próximas eleições europeias, não vão poder votar noutra assembleia de voto que não a sua. Isto porque o Governo pretende que a operação para descarregar o voto nos cadernos eleitorais desmaterializados seja feita através de terminais de leitura do chip do cartão de cidadão e o bilhete de identidade não dispõe de qualquer tipo de tecnologia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.