Kidfluencers alimentam conteúdo para predadores nas redes sociais
O PÚBLICO encontrou várias páginas no TikTok e Instagram que continuam a usar imagens de crianças para atrair predadores sexuais. Muitas vêm da explosão de kidfluencers, outras são criadas por IA.
As gigantes das redes sociais, como o TikTok e a Meta (empresa-mãe dona do Instagram e Facebook), continuam a falhar na detecção de contas que usam imagens de crianças online para criar perfis que têm como alvo predadores à procura de conteúdo que sexualiza menores. Frequentemente as imagens mostram meninas ou meninos, com menos de 13 anos, a dançar, de fato de banho ou com roupa de ginástica. As páginas, com milhares de seguidores cada, são frequentadas por homens a elogiar a “beleza” e “sensualidade” das crianças.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.