A história de uma viagem em Portugal — as fotografias, os desenhos e demais apontamentos para mais tarde recordar — pode valer 4000 euros. O desafio foi lançado pela VERde Novo, que irá escolher o melhor Travel Book entre os candidatos que receber até ao último dia do ano.
"O objectivo é que faça uma viagem imersiva pelos sítios que visita, descobrindo-os para lá do óbvio, da informação disponível e dos trilhos marcados", explica a VERde Novo, que nasceu em 2011 "com muita vontade de fazer coisas nas áreas da cultura, do turismo e do desenvolvimento territorial".
Os elementos do júri irão privilegiar "conteúdos originais", "histórias apaixonantes" e "imagens surpreendentes", sendo que a área geográfica fica limitada ao território português.
Ao realizar a inscrição, cada viajante terá acesso ao modelo de Travel Book (formato físico ou digital) e, a partir daí, terá apenas que cumprir com alguns requisitos básicos: terá que ser escrito em português, os textos, fotos e desenhos têm que ser inéditos e originais e os conteúdos não poderão ultrapassar um número máximo de 40 páginas.
O concurso, lê-se no regulamento, tem como objectivos "dar a conhecer destinos turísticos" bem como "promover trabalhos criativos e artísticos". Destina-se a "turistas, visitantes, viajantes criativos, que se sintam capazes de descobrir e contar boas histórias sobre os locais que visitam".
O melhor Travel Book de 2023 receberá quatro mil euros, prémio que poderá acumular com os 500 euros para a melhor fotografia e outros 500 para o melhor desenho.
As candidaturas (individuais ou em equipa de cinco elementos e sem limites de idade) decorrem até 31 de Dezembro. Todas as informações, regulamento e condições de participação estão disponíveis neste site.