Onde é que estão os actores com deficiência?

Há dificuldades no acesso aos teatros, à profissão e outras barreiras para os actores e outros artistas com deficiência em Portugal. Falámos com alguns.

Foto
Sérgio Nogueira esperou por uma resposta da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, que lhe comunicou não haver condições para ele Paulo Pimenta

Inês Cóias não sente a sua deficiência em casa. Só a sente quando vai a sítios em que não pode entrar. A meio da sua formação académica, há quase cinco anos, um incêndio queimou parte do seu corpo e levou à amputação de uma perna. Inês prefere andar de cadeira de rodas, apesar de ter a possibilidade de caminhar, "por causa do cansaço e porque é mais simpático". Nos teatros, "praticamente nunca há camarins acessíveis". Consegue "desenrascar-se, mas há pessoas com deficiência que não conseguem". Antes do incêndio, não imaginava que os teatros, que em termos de acessibilidade "estão sempre prontos para receber o público com deficiência, nunca pensam que um artista com deficiência pode ocupar aquele mesmo espaço". "Todos têm barreiras", resume a actriz ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.