Consultório: os Vinhos Verdes são mais leves?

Questões pertinentes e dúvidas persistentes em redor do Vinho Verde, respondidas pelo crítico de vinhos e jornalista de gastronomia José Augusto Moreira.

Foto
A leveza e a baixa graduação são frequentemente percebidas como uma característica natural dos Vinhos Verdes. Anna Costa

Leves, frescos e jovens são rótulos que se colaram à identidade dos Vinhos Verdes, mas essa é uma verdade que tem vindo a perder força. E a grande velocidade. A produção de vinhos mais complexos, estruturados e elegantes é não só cada vez maior, como é hoje também uma tendência em forte crescimento nos Vinhos Verdes. Perto de um quarto dos vinhos certificados são já de nível superior, complexos e intensos. Com capacidade de guarda e evolução, e forte sentido gastronómico. Há hoje, de facto, um verde para todas as ocasiões.

A leveza e a baixa graduação não são, portanto, uma característica natural dos Vinhos Verdes, mas antes um estilo que, por razões históricas e sociológicas, durante muito tempo foi adoptado pela generalidade dos produtores da região. Historicamente dinâmica e muito populosa, a região, a partir do século XVIII, teve de “capturar” os melhores terrenos para alimentar o povo, para a produção de cereais. A vinha acabou remetida para as bordaduras, para as ramadas e árvores de enforcado, onde dificilmente amadurecia.

Com as grandes mudanças das últimas décadas, não só na viticultura, mas também na enologia, mudou-se por completo o panorama da vinha na região. A produção de vinhos leves – frequentemente com adição de gás – é ainda a prática de muitos produtores, mas esta é uma opção de estilo, não uma característica da região. Bem pelo contrário, em muitos casos o cuidado é para controlar a graduação, para que as uvas não atinjam maturações excessivas.

Tendência é também a opção pelo consumo jovem, se bem que são cada vez mais sofisticados e sumptuosos os Vinhos Verdes que se deixam envelhecer. Graças sobretudo à sua frescura vibrante, esta sim, uma característica natural dos Vinhos Verdes. Pelo seu clima ameno, solos férteis de natureza granítica e abundância de água.

Outras dúvidas (e respostas) sobre Vinho Verde:


Este artigo foi publicado no n.º 8 da revista Singular.

Sugerir correcção
Comentar