Declaração de catástrofe no estado do Mississípi após tornado
Declaração oficial de catástrofe no estado do Mississípi aprovada por Joe Biden. Tornado causou pelo menos 26 mortos e deixou rasto de devastação em vários condados.
O Presidente dos Estados Unidos aprovou a declaração oficial de catástrofe no estado do Mississípi após a passagem devastadora de um tornado por vários condados, que deixou pelo menos 26 mortos e consideráveis danos materiais.
A declaração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá facilitar a chegada de fundos federais aos quatro condados mais atingidos: Carroll, Humphreys, Monroe e Sharkey, de acordo com a Casa Branca.
Além das 25 vítimas mortais no Mississípi, da passagem do tornado resultou também um morto no estado do Alabama.
Este sábado, numa primeira reacção à tragédia, o Presidente Joe Biden disse que as imagens da destruição eram "de partir o coração". “Aos afectados por estas tempestades devastadoras e aos socorristas e equipas de emergência que trabalham para ajudar os seus compatriotas, faremos tudo o que pudermos para ajudar”, garantiu Biden. "Estaremos lá o tempo que for necessário. Trabalharemos juntos para fornecer o apoio de que vocês precisam."
Enquanto os serviços estatais de salvamento continuam a procurar pessoas que ainda possam estar presas nos escombros e a avaliar os danos, a região centro-oeste está a preparar-se para mais “super tempestades”.
As autoridades emitiram um aviso de nível 3 (numa escala de 5) para granizo, ventos fortes e tornados para várias partes do leste do estado do Luisiana, centro-sul dos estados do Mississípi e Alabama, de acordo com um comunicado do Centro de Previsão de Tempestades.
Estas “super tempestades” chegarão ao Alabama nas próximas horas e depois deslocar-se-ão para leste em direcção às Carolinas, de acordo com o comunicado do centro, informou a CNN.
A tempestade deixou um rasto de destruição que se estende por, pelo menos, 170 quilómetros.