Uma das grandes estreias chega já em Abril: Porto-Reiquiavique (Islândia) com a companhia islandesa Play. Mas no mapa de novidades para o aeroporto do Porto destacam-se mais confirmações, incluindo-se novas de Riga (Letónia), Oslo (Noruega), Copenhaga (Dinamarca) e Viena (Áustria).
O resumo das novidades foi feito pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que em declarações à Lusa afiança mesmo que "2023 pode ser um ano recorde em número de companhias a voar para o aeroporto Francisco Sá Carneiro".
E pode não ser o único recorde: "Este acréscimo de companhias e a continuar o comportamento que o destino teve nos meses de Janeiro e de Fevereiro, tudo indica que [2023] poderá também ser um ano recorde em número de hóspedes e dormidas. Esperemos que continue a ser também em proveitos", acrescenta.
O Turismo do Porto e Norte de Portugal, por outro lado, já tinha destacado em Janeiro a aposta no reforço dos mercados de longa distância, incluindo Israel, EUA, Brasil e Canadá. Na altura, a confirmação passava por novos voos Porto-Telavive com o regresso da israelita Sun D’Or, da EL AL.
Novas rotas e suas companhias
- Austrian Airlines começa Porto-Viena a 1 de Abril e terá três frequências semanais
- A Play começa a 6 de Abril Porto-Reiquiavique com duas frequências
- A AirBaltic inicia Porto-Riga a 1 de Maio, com duas frequências
- A começar o Verão, chega a Norwegian com Port-Oslo e Copenhaga duas vezes por semana
- Em Setembro, a Scandinavian Airlines com Porto-Copenhaga duas vezes por semana