Teatro: com o futuro incerto, Seiva Trupe entrega petição a Ministério da Cultura

No último concurso aos apoios quadrienais da Direcção-Geral das Artes, a companhia portuense obteve uma classificação que a tornava elegível para apoio, mas o montante esgotou-se antes de lhe chegar.

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Ensaio do espectáculo Rap Global, estreado pela Seiva Trupe em Dezembro de 2021 Nelson Garrido

O movimento “Não deixaremos morrer a Seiva Trupe” entregou esta quinta-feira ao Ministério da Cultura uma petição em defesa desta companhia de teatro portuense, que conseguiu reunir mais de 5000 assinaturas.

O movimento de apoio à Seiva Trupe surgiu no final de Novembro último, após a companhia ter ficado de fora dos apoios sustentados da Direção-Geral das Artes (DGArtes) para o quadriénio 2023-2026.

A Seiva Trupe ficou em penúltimo lugar na área do teatro, com uma classificação de 66%. De acordo com as regras dos concursos, os candidatos são elegíveis para apoio com classificações acima de 60%, mas a candidatura da Seiva Trupe não foi aprovada por se ter “esgotado o montante global disponível” para os apoios quadrienais.

A petição reclama “a rápida resolução da situação criada à Seiva Trupe, excluída de apoio apesar de pontuada favoravelmente” pelo júri, e atribui ao ministro da Cultura “a responsabilidade política” de resolver a situação, seja “resgatando as estruturas elegíveis” ou “adoptando medidas excepcionais para situações excepcionais, como o são a da icónica companhia do Porto e as de outras de idêntica referência nacional”.

Pedro Adão e Silva, que esta quinta-feira esteve no Porto, onde marcou presença numa conferência de imprensa sobre a representação de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza, estabeleceu um paralelo entre a entrega da petição do movimento “Não deixaremos morrer a Seiva Trupe” e a de uma providência cautelar que 13 estruturas artísticas entregaram esta semana ao Tribunal Administrativo de Lisboa.

Estas estruturas integram um lote de 18 que se consideram lesadas nos apoios bienais dos mesmos concursos. Alegam que o ministro da Cultura, ao ter decidido reforçar somente o montante destinado à modalidade quadrienal, alterou a proporção original entre as duas linhas de apoio, pelo que os pressupostos do concurso mudaram numa fase em que as candidaturas já estavam fechadas.

“É muito paradoxal que, no mesmo dia em que um conjunto de entidades que concorreram aos concursos bienais pedem que uma parte da verba que foi afecta aos quadrienais vá para os bienais, haja uma entidade que concorreu aos quadrienais, e que não foi proposta para apoio porque ficou muito longe da linha de corte, a reclamar, também, um reforço do quadrienal”, afirmou o governante.

Para Pedro Adão e Silva, “o que o ministro deve fazer é reforçar o financiamento à Cultura, garantir que há estabilidade e um sistema consolidado”.

“Quero só dar nota que os júris consideram [o histórico das companhias que concorrem aos apoios das DGArtes]. Tanto é assim que uma parte grande das estruturas com níveis de financiamento mais elevado, de 400 mil euros por ano, são entidades históricas, que há muito tempo têm apoio. Há algumas entidades que já perderam o apoio no concurso anterior e que voltaram a não ser propostas para apoio. A Seiva Trupe não é a primeira vez que não é apoiada”, afirmou o ministro.

No final de Novembro, em entrevista à agência Lusa, o responsável pela companhia, Jorge Castro Guedes, disse que ia avançar com um “requerimento hierárquico” ao ministro da Cultura, para reverter a exclusão do apoio estatal, sob pena de a estrutura acabar.

A Seiva Trupe já tinha sido excluída do programa de apoio sustentado da DGArtes para o quadriénio 2017-2021, e na altura admitiu “fechar as portas”, como o então responsável pela companhia, o encenador Júlio Cardoso, disse à Lusa.

Em 2020, já sob a direcção de Castro Guedes, a Seiva Trupe foi abrangida pela linha de apoio às entidades artísticas, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), criada pelo Governo para responder aos constrangimentos pandémicos.

Entre os subscritores da petição entregue ao Ministério da Cultura estão, de acordo com o movimento de apoio, personalidades como os encenadores Carlos Avilez e João Mota, o investigador Manuel Sobrinho Simões e Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto.