Príncipe Harry convidado para a coroação do rei Carlos

Depois de meses de especulação, um porta-voz do duque de Sussex confirmou a recepção do convite para ir a Londres em Maio.

Foto
A última vez que os Sussex estiveram no Reino Unido foi para o funeral de Isabel II Reuters/TOBY MELVILLE/arquivo

O príncipe Harry foi convidado a presenciar a coroação do pai. O duque e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, ​receberam um convite para irem a Londres, informou um porta-voz dos dois, neste domingo.

A notícia chega depois de meses de especulação sobre o que o rei britânico decidiria depois de ver uma série estreada na Netflix e publicado um livro de memórias do seu filho mais novo, no qual Harry faz revelações comprometedoras sobre vários membros da família real, mas sobretudo atingindo o pai e o irmão, o príncipe herdeiro William.

“Posso confirmar que o duque recebeu recentemente correspondência electrónica do gabinete de Sua Majestade a respeito da coroação”, disse um porta-voz de Harry, escusando-se a revelar se irá aceitar. “Uma decisão imediata sobre se o duque e a duquesa estarão presentes não será revelada por nós neste momento.”

Ir ou não à coroação, que se celebra em Maio, não será uma decisão fácil. Harry tinha dito que não regressaria ao Reino Unido sem a protecção policial que é garantida aos membros seniores da família real, mas que o casal perdeu quando escolheu deixar de trabalhar para a coroa e viver nos EUA. E o príncipe não considera que a segurança privada esteja à altura do desafio, tendo-se envolvido numa batalha judicial pelo direito de poder pagar por segurança policial.

Certo é que, a aceitarem, os dois não ficarão em Frogmore Cottage, nos terrenos de Windsor, depois de o monarca lhes ter retirado a antiga residência.