João Gonzalez: “A animação é, às vezes, a arte do desenrasque”
A equipa do filme português não repousa sobre os louros do “Óscar da animação” e está a trabalhar em força na promoção. Mais de cem mil pessoas viram a curta nos EUA.
A caminhada de Ice Merchants rumo aos Óscares continua, agora com uma vitória nos conceituados prémios Annie — “uma felicidade enorme”, como descreve ao PÚBLICO o realizador da curta-metragem de 14 minutos que é o primeiro filme de autoria portuguesa nomeado para a grande noite da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. João Gonzalez fala a partir de Los Angeles ao lado do produtor Bruno Caetano, sem tempo para repousar sobre os louros dos importantes prémios de animação. O trabalho, ou a “missão de charme”, como diz Caetano, está em curso e passará por mostrar a curta em sessões especiais, entre as quais nos estúdios de animação Dreamworks ou Disney, “tudo para criar a noção de que filme existe e merece ser visto”. Até agora, mais de cem mil pessoas em mais de 400 salas nos EUA já viram o filme português.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.