Bruno Schröder foi engenheiro de minas grande parte da sua vida e coleccionador de livros nos tempos livres. O passatempo não era segredo para quem o conhecia, nomeadamente para o funcionário de uma livraria da localidade alemã de Mettingen que costumava atender este homem com regularidade.
O que ninguém sabia era que Bruno coleccionou cerca de 70 mil livros ao longo da vida – e que teve que construir uma biblioteca secreta em casa para os acomodar, escreve o Der Spiegel. O segredo, que só foi descoberto em Junho de 2022, quando o coleccionador morreu, aos 88 anos, começa na entrada e termina no tecto inclinado do sótão.
As prateleiras forradas de obras dos mais variados géneros literários foram construídas por Bruno, mas segundo o site Bookstr as edições de que mais gostava ficavam em vitrinas. A única pessoa que sabia de tudo isto era a mulher.
O casal não teve filhos nem herdeiros e a propriedade acabou por se entregue a uma administradora, que agora revelou o segredo.
A colecção esteve à venda e chegou a ter um comprador que ofereceu sete mil euros, no entanto o interessado acabou por desistir do negócio. Neste momento, não se sabe qual será o destino dos livros de Bruno que continuam na biblioteca privada que construiu.