Covid-19: reforço da vacina disponível para maiores de 18 anos

População adulta entre os 18 e os 49 anos vai poder tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 “mediante decisão individual”.

Foto
Já foram administradas mais de três milhões de doses contra a covid-19 no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal Nélson Garrido

A segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível para pessoas entre os 18 e os 49 anos, avançou esta sexta-feira a Direcção-Geral da Saúde (DGS). A toma desta dose será "mediante decisão individual".

A DGS diz que a vacinação "será operacionalizada nos próximos dias", depois de ter actualizado a norma da Campanha de Vacinação Sazonal, possibilitando "o acesso da população adulta entre os 18 e os 49 anos.

"Esta actualização é efectuada num momento em que a maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023 está vacinada e após parecer da Comissão Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC)", acrescenta o comunicado.

Esta campanha teve início em Setembro de 2022, tendo sido administradas até agora mais de três milhões de doses, com maior incidência no reforço da protecção vacinal dos "grupos elegíveis prioritários" acima dos 50 anos.

Desde o início da vacinação contra a covid-19, o total de doses administradas é superior a 26 milhões. A DGS realça que os resultados da presente campanha voltam a confirmar a "elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de protecção" e o papel "decisivo" das vacinas no combate à pandemia – em Portugal, terão prevenido 1,2 milhões de infecções e evitado cerca de 12 mil mortes.

Nesse sentido, a autoridade de saúde reitera "a importância da vacinação sazonal contra a covid-19 como medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de Inverno".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários