Demissão de Pedro Nuno expõe António Costa aos ataques da oposição

O chamado caso Alexandra Reis teve o condão de pôr a oposição em sintonia, e a afinar pelo diapasão de Marcelo, nas críticas a um Governo incapaz de superar o novelo de casos em que se vê enredado.

Foto
Primeiro-ministro António Costa ficou sob pressão reforçada com a demissão de Pedro Nuno Santos Nuno Ferreira Santos

A demissão do ministro das Infra-estruturas e da Habitação não serviu de pára-raios às críticas que unem a oposição, incluindo até socialistas, na exigência de "explicações" adicionais do Governo, em particular do ministro das Finanças e do primeiro-ministro, quanto aos contornos do caso em torno da secretária de Estado demissionária Alexandra Reis. Mais, ao perder em Pedro Nuno Santos um dos ministros com maior peso político do executivo, António Costa ficou ainda mais exposto e vulnerável perante os ataques dos partidos da oposição, que aproveitam a pressão exercida pelo próprio Presidente da República para encostar o Governo às cordas e isolar o líder socialista.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.